Uso de dejetos sólidos na produção de grãos e pastagem.
Dejetos sólidos são fertilizantes efetivos e seguros para grãos e pastagem

Na produção agropecuária existe um princípio que diz que “o resíduo de um sistema pode constituir-se em insumo potencial para outro sistema produtivo”. Para tanto, é preciso fazer a associação entre os diversos fatores que compõem a cadeia produtiva, criando sistemas integrados social, econômica e ambientalmente sustentáveis.
O uso de dejetos da suinocultura e avicultura para adubação de culturas de grãos e pastagem, como o milho silagem, por exemplo, é considerado eficiente e seguro, desde que utilizados com o manejo correto.
Para garantir os benefícios dessa prática é preciso considerar diversos fatores, para que não ocorra poluição ambiental, e nem prejuízo ao solo ou à cultura.
São eles:
· Composição do resíduo e tamanho adequado de partículas;
· Relação carbono e nitrogênio (C/N);
· Temperatura;
· Umidade;
A forma de aplicação também é de fundamental importância, exigindo, para os dejetos sólidos, equipamento especializado, para que a distribuição aconteça de forma homogênea, garantindo a adubação.
A Bouwman trabalha com a Joskin, marca reconhecida mundialmente pelos seus espalhadores de dejetos, além dos equipamentos para transporte de máquinas agrícolas.
Conheça algumas das opções Joskin em espalhadores de dejetos sólidos:
Siroko: Ideal para utilização em tratores com potência de até 130 cv. O Siroko tem o corpo formado por mono casco baixo e estreito, e estrutura que aumenta a estabilidade em terrenos inclinados. Totalmente galvanizado.

Tornado 3: O Tornado 3 é ideal para manejo intensivo, com rendimentos muito elevados, com tratores de potência mínima de 120 cv. Com eixos simples ou duplo, baixo e estreito com batedores verticais de grandes diâmetros, que quebram os dejetos em pequenos pedaços, permitindo o espalhamento sobre uma ampla superfície.

Ferti-Space 2: Projetado para tratores de potências elevadas (acima de 120cv) e trabalhos intensivos. Têm o corpo feito em aço de alta resistência, o que permite alta capacidade de carga. O corpo largo tem 2 batedores verticais, com 4 espirais movidos pelo eixo cardan, e podem atingir uma velocidade de rotação de 381 rpm. O desenho do Ferti-Space 2 favorece o espalhamento de grande largura e a ótima dispersão da matéria, garantindo precisão de uniformidade.
