Buscar

Características de um bom fardo de feno

Uma bela foto, não acha?

Achei na internet e fiquei pensando que seria uma boa imagem falarmos sobre as características de um bom fardo de feno.


Acho que todos concordamos que as margens na pecuária são cada vez mais justas e o custo de produção deve ser o mais baixo possível.


Considerando ainda que a produção de forragem é um dos principais custos dos criadores de gado, é importante saber escolher/produzir um bom fardo de feno.

Segue abaixo algumas características de um bom fardo:


- A qualidade do feno é medida pelo teor de proteína bruta e de fibra. Quanto maior o teor de proteína bruta, melhor a qualidade do feno. O teor de proteína bruta ideal é de, no mínimo, 18%. Já o teor de fibra é importante para a digestibilidade da forragem. Quanto menor o teor de fibra, melhor a digestibilidade. O teor de fibra ideal é de, no máximo, 30%.


- Deve ser bem seco: Quanto mais seco, melhor. O ideal é que esteja entre 18% a 22% de umidade. Forragens com teores de umidade acima de 22% costumam apodrecer e perder nutrientes.


- Deve ser bem compactado: Um fardo bem compactado é mais denso, ou seja, ocupa menos espaço, facilitando o transporte e otimizando o armazenamento.


- O custo com a amarração de um fardo bem compactado é significativamente menor, uma vez que temos mais massa por unidade de volume.


- Outra vantagem da compactação é a diminuição do risco de incêndio, pois um fardo bem compactado tem menos ar entre as fibras e, consequentemente, é menos inflamável.

Já sabia que de todas essas características de um bom fardo de feno? Que nota você daria para o fardo mostrado na foto acima? Para produzir fardos densos como uma rocha, conte sempre com os produtos Krone, distribuídos com exclusividade pela Bouwman.



98 visualizações1 comentário